Tipos de letra para programação, o meu top 4

A definição do que é um bom tipo de letra para programar depende, em parte, do gosto pessoal de cada um e do seu ambiente de trabalho. Por isso, não pretendo dizer que estas são as melhores. São só as fontes que, neste momento, estão no topo das minhas preferências.

Input

font_input

Foi este tipo de letra, que só descobri a semana passada, que me levou a escrever este post. É agora a minha primeira escolha e a minha principal recomendação. Especialmente por causa da capacidade de personalização.

Não é só um tipo de letra, os autores chamam-lhe um sistema de fontes. Isto porque permite personalizar a fonte exactamente segundo as nossas preferências. Podemos escolher coisas como a largura e peso da letra, altura da linha e alguns caracteres (‘a’, ‘g’, ‘i’, ‘l’, ‘0’, ‘*’, ‘{}’).

O screenshot acima é só a minha preferência, é possível obter um resultado bastante diferente. Experimentem aqui.

Link.

Source Code Pro

font_sourcecodepro

Também gosto bastante da Source Code Pro, bastante legível em todos os tamanhos. Era a minha escolha antes de mudar para a Input.

Link.

Consolas

font_consolas

Também usei a Consolas durante muito tempo. Só mudei quando comecei a preferir ter o tamanho da letra um bocado maior (por causa da idade, se calhar) e aí já não gosto tanto. Continuo a usá-la em linha de comandos, terminais e coisas do género.

Fira Mono

font_firamono

Também interessante, só não gosto muito daquele ‘r’.

Link.

Zé Cipriano
<p>Web developer independente (PHP, Laravel).</p>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *