Adeus CakePHP, olá Laravel

LaravelMudei de framework. Adeus CakePHP, olá Laravel. Não estava insatisfeito com o CakePHP mas o Laravel pareceu-me uma framework mais moderna e que convida a melhores práticas de programação. E, como decidi reescrever a Balliza de início, pareceu-me uma boa altura para mudar.

Não é um adeus definitivo ao CakePHP. Aliás, quero ver se começo um pequeno projecto paralelo, em CakePHP, para me manter fluente na framework. Só ainda não sei o quê.

Como alguns dos conceitos são novos para mim (injecção de dependência, inversão de controlo…), os primeiros tempos no Laravel têm dado alguma luta. Mas estou bastante satisfeito por ter feito a mudança. Sinto até, que nas últimas semanas, evoluí consideravelmente como programador (pode ser só impressão minha, mas a verdade é que aprendi bastante).

Acabo com a sugestão de dois recursos que me têm ajudado bastante nos primeiros passos:

  • Laracasts, um site com tutoriais em vídeo que ensina praticamente tudo o que é preciso sobre o Laravel e não só. Alguns dos vídeos estão disponíveis gratuitamente e, por 9 dólares mensais, temos acesso a todo o conteúdo. Na minha opinião, tem sido dinheiro muito bem empregue.
  • Laravel News, um site com links úteis sobre a framework. Subscrevam a newsletter para receberem, uma vez por semana, todas as notícias e artigos.
Zé Cipriano
<p>Web developer independente (PHP, Laravel).</p>

2 comentários a “Adeus CakePHP, olá Laravel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *